Plano de controle da malária em Alto Araguaia é discutido em Cuiabá

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Plano de controle da malária em Alto Araguaia é discutido em Cuiabá

A secretária de Saúde, Manoela Nunes de Souza, e o secretário de Administração, Manoelito dos Dias Rezende Neto, participaram na sexta-feira (7) de uma reunião de apresentação do Plano de Ação para o Controle da Malária (PACM). O assunto foi discutido com representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis (ERS), Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), da empresa Green Agro Florestal Consultoria e Euca Energy. O plano é uma das ações condicionantes do Projeto Básico Ambiental (PBA) para execução da obra no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), que está em fase de licenciamento.

O PACM, coordenado pela Euca Energy, é um dos eixos de atuação para o combate e controle de doenças endêmicas. O trabalho será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica.

Com investimento estimado em R$ 9,5 bilhões e previsão de produzir 2 milhões de toneladas de celulose branqueada de eucalipto por ano, a fábrica da Euca Energy deve gerar no pico da obra cerca de 8 mil postos de trabalho. Na fase de operação aproximadamente 4.400 vagas, sendo 1.200 postos na indústria e 3.200 na área florestal.

Além de dados sobre o empreendimento, o encontro serviu para apresentação do plano e custos de execução. A secretária de Saúde de Alto Araguaia, Manoela Nunes de Souza, e o secretário de Administração, Manoelito Rezende, solicitaram mais equipamentos para o desenvolvimento de ações de controle da malária alinhadas com a empresa responsável pelo empreendimento. Ficou acertado que, além de equipamentos, computadores e móveis, a Secretaria de Saúde vai receber uma caminhonete traçada para auxiliar no trabalho dos agentes.

A proposta foi aprovada. Durante o encontro ficou estabelecido que os itens serão entregues a partir da Licença de Instalação (LI) do empreendimento a ser emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).